A saúde começa pela boca! Nutricionista fala sobre os cuidados da alimentação fornecida aos Pacient

Os alimentos ingeridos diariamente nas refeições cotidianas tem muito mais importância do que pura e simplesmente alimentar. Algumas doenças podem, inclusive, ser adquiridas devido a alguma deficiência no organismo, sendo provocada pela falta de algum tipo de alimente.

A nutricionista Priscila Lopes Castellá, profissional responsável pelas refeições diárias de centenas de pacientes no Hospital Mahatma Gandhi, enfatiza que a alimentação é um fator determinante na prevenção e na cura de diversas doenças, além de ter como principal função dar o aporte de nutrientes necessários ao bom estado nutricional do indivíduo.

Priscila explica que o cardápio é variado e composto pelos principais grupos de alimentos: Carboidratos, proteína e fibras. As principais refeições, almoço e jantar, são compostas diariamente por arroz, feijão, verdura, legumes, refogados e carnes. “As carnes são diversificadas, servimos carne de boi, frango, peixe e aves. Estudos comprovam que cada vez mais se torna evidente a importância da alimentação no tratamento de doenças relacionadas à saúde mental. Vários nutrientes como, por exemplo, o ômega3, vitaminas do complexo B, que desempenham papeis importantes no metabolismo celular e ajudam na prevenção de infartos, fortalecem a imunidade, melhoram a memória e participam da formação de neurotransmissores responsáveis pelas sensações de bem-estar”, detalha.

Priscila ainda enfatiza: “Vejo que a nutrição é a ciência que estuda todos os processos por meio dos quais o organismo recebe, utiliza e elimina os nutrientes que ingere e tem como base a relação do homem com o alimento. Usamos os alimentos ao favor de cada paciente, respeitando a individualidade e necessidade de cada um”.

FUNCIONAMENTO

No Hospital Mahatma Gandhi o Serviço de Nutrição e Dietética é composto por um quadro de 12 profissionais que atendem todas a normas propostas pela vigilância sanitária e as boas práticas de fabricação, distribuição e evolução nutricional dos pacientes.

Diariamente são oferecidas quatro refeições diárias aos pacientes, sendo divididas em café da manhã, almoço, jantar e chá noturno. Já para os pacientes mais idosos e debilitados, é fornecida a quinta refeição, entre o almoço e o jantar.