Atividade física associada ao tratamento com equipe multidisciplinar é resultado garantido!

Os avanços da medicina, dos laboratórios farmacêuticos caminham numa crescente modernização e inovação. Há várias mudanças nos procedimentos terapêuticos na busca por acompanhar os processos evolutivos da ciência. E essa ânsia por alcançar a excelência e oferecer o melhor tratamento aos seus pacientes, é presente e faz parte dos objetivos do Hospital Mahatma Gandhi. De acordo com o vice-presidente do hospital, Marcelo Fernandes, após dois anos, é possível perceber os bons resultados colhidos, frutos do empenho e comprometimento de profissionais capacitados e guiados por uma nova metodologia de trabalho. O vice-presidente destaca, como por exemplo, a importância do educador físico no dia a dia e no desenvolver das atividades de todos os pacientes. “Homens e mulheres praticam atividades físicas diariamente. E isso gera uma percepção importante, além de concentração e rotina dessas atividades”, analisa Fernandes.

No Hospital Mahatma Gandhi as aulas de musculação, slackline e também Tai Chi Chuan são ministradas pelo professor e educador físico, André Luiz Fernandes, que atende todos os pacientes diariamente.

As aulas são oferecidas como complementação das terapêuticas desenvolvidas pelos profissionais de diversas áreas do hospital.

“Nos primeiros dias, ao chegar no hospital, o paciente vive um momento difícil de aceitação, conflito e até mesmo crise. Quando damos início as atividades físicas, sempre há uma certa resistência, que logo depois é dissipada. Os pacientes gostam desse momento e sentem falta, quando por algum motivo, não podem participar da aula”, comenta o educador.

André aponta que além de ocupar a mente, as atividades físicas produzem no paciente a sensação de melhora, bem estar e até equilíbrio. “Não tratamos aqui a questão estética. Tratamos o bem estar e prazer de cada um”, completa André.

As aulas e atividades são realizadas em diversos lugares livres dentro do hospital, e não somente nas salas.

Para o educador físico, corpo em movimento é sinônimo de corpo são e mente sã. “O corpo humano não pode parar, tem que se exercitar, se movimentar. Conheço história de pacientes que nunca na vida entraram em uma academia e só fizeram isso após a internação, passando a conhecer algo novo e que fez a diferença na vida e no processo evolutivo do tratamento”, analisa André Fernandes

Durante as aulas, a personalidade e preferência de cada paciente são levados em conta e incentivados. André enfatiza que trabalha pela reabilitação e reintegração de cada paciente e não só a recuperação. “Quero ver cada um em seu melhor estado. Quero revê-los na rua, conseguindo tocar suas vidas e felizes”, finaliza.

Tai Chi Chuan O Tai Chi Chuan é uma arte marcial interna, de origem chinesa. Seu estilo é suave, e favorece o relaxamento muscular, ao contrário da maioria das artes marciais, que tem como objetivo a agilidade e a maior tensão dos músculos. O Tai Chi Chuan pode ser considerado uma meditação em movimento. A atividade faz com que o praticante tenha maior consciência de seu corpo e do equilíbrio. Tem efeito sobre o corpo e a mente, aumentando o relaxamento e combatendo o estresse. Os benefícios à saúde também são inúmeros: torna as articulações mais flexíveis, rejuvenesce a pele, favorece a circulação sanguínea, e o coração. Como tem ação sobre o sistema nervoso central, é benéfico inclusive para os sistemas: digestivo, eliminatórios, respiratórios e imunológicos. Por esses motivos é sinônimo de longevidade em alguns países. Fonte: http://www.infoescola.com/artes-marciais/tai-chi-chuan/

Slackline O Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, praticado geralmente a uma altura de 30cm do chão. Sua origem vem da escalada, popularizou-se como treino de equilíbrio. A prática possui muitos benefícios físicos e também mentais. Destacamos o equilíbrio, concentração, consciência corporal, velocidade de reação e coordenação como os maiores benefícios.