Equipe da Secretaria de Saúde de Água Boa No Mato Grosso vem à Catanduva conhecer funcionamento da U

A Unidade de Pronto Atendimento de Catanduva - UPA 24 horas recebeu nesta quarta-feira (27) a visita da equipe de saúde do município de Água Boa, Mato Grosso. O secretário de saúde Renato Beraldo, acompanhado do diretor de consórcio, Teodoro Magalhães e da direta de farmácia, Tânia Segura, veio à Catanduva conhecer o modelo de gestão e atendimento, tido como excelência. A visita foi acompanhada pelo vice-presidente da Associação Hospital Mahatma Gandhi, Marcelo Fernandes, Organização Social que faz a gestão da UPA e do gestor de unidade, Giovani Carvalho.

“O prefeito Geraldo Vinholi exige uma gestão de qualidade e atendimento de excelência. Podemos dizer que a UPA é a ‘menina dos olhos’ do prefeito e ele nos cobra incessantemente para mantermos um bom serviço à população”, explica Marcelo Fernandes.

De acordo com o secretário de saúde de Água Boa, o município de 30 mil habitantes está em vias de inaugurar a UPA porte I, para atender, também, os municípios vizinhos, totalizando 100 mil habitantes. “Somos polo de saúde na nossa região. Soube da qualidade e alto índice de aprovação da UPA de Catanduva e quis vir com minha equipe conhecer pessoalmente, para poder implantar em nossa cidade o modelo de gestão de sucesso”, explica.

Como Funciona?

A UPA funciona 24 horas e pode resolver grande parte das urgências e emergências do município, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. A UPA inova ao oferecer estrutura com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames, dentista e leitos de observação.

“Fazemos uma média de 1000 atendimentos por mês. O paciente chega, faz a ficha de atendimento, é feita a classificação de risco com profissional de nível superior (enfermeiro), passa para o atendimento médico ou odontológico, é encaminhado para medicação ou curativo, e realiza exames conforme a prescrição médica”, detalha Giovani.