Mais de 300 alunos da Rede Municipal participam da 1ª Semana da Luta Antimanicomial do Hospital Maha

Durante toda a semana (16 à 20) o Hospital Mahatma Gandhi (HMG) recebeu mais de 300 alunos da Rede Municipal de Ensino em realização da 1ª Semana da Luta Antimanicomial. Participaram da visita monitorada alunos das escolas: EMEF Prof.ª Helena Darcy Januário, EMEF Prof. Waldemar Martins Aydar, EMEF Arnaldo Zancaner, EMEF Prof. Nelson Macedo Musa e EMEF Prof.ª Graciema Ramos da Silva. Ao todo, 312 crianças do 8º e 9º período participaram das atividades e souberam um pouco mais sobre o funcionamento do hospital e as terapias aplicadas. O presidente do HMG, Dr. Luciano Lopes Pastor, e o vice-presidente, Marcelo Fernandes, acompanharam as atividades da semana e como saldo apontam a conscientização feita sobre o vício em álcool e drogas.

“Começamos esse projeto com o intuito inicial de apresentar o hospital e as terapias desenvolvidas para esses jovens. Entretanto, percebemos durante a semana, que o foco foi voltado para a conscientização sobre álcool e drogas. Alguns pacientes deram seu depoimento sobre a dificuldade de se libertar do vício da bebida, do vício em drogas e isso deixou os alunos conscientes de que as drogas podem ser um caminho sem volta”, analisam os idealizadores da semana. As visitas foram realizadas pelas monitoras: Keler Cristiane da Silva (Terapeuta Ocupacional), Tânia Carbonera Parra (Assistente Social), Gabriela Mazzutti (Enfermeira RT) e Priscila Bastos (Psicóloga). No Dia 18 de maio é comemorado o Dia nacional da Luta Antimanicomial, lembrando todos aqueles que sofreram tortura em manicômios e todos os locais tidos como “hospitais” que durante décadas aprisionaram seus pacientes. Indo ao encontro dos preceitos da luta antimanicomial a direção do HMG idealizou a 1ª Semana da Luta Antimanicomial como forma de conscientizar a população sobre a importância de um tratamento adequado, com terapêuticas modernas, mas acima de tudo com respeito e dedicação. Além, de levar informação aos jovens prevenindo quanto ao uso de álcool e drogas.

VISITA Durante as visitas que aconteceram de 16 à 20 de maio, os alunos e professores conheceram a Ala Espiritual, onde também é realizado um tratamento, associado aos tratamentos médico e medicamentoso, além da água fluidificada e cromoterapia. O Anfiteatro, Área de Visita, Cantina que oferece lanches, sucos e produtos de higiene, Bosque, onde nos últimos meses foram plantados 200 pés de eucalipto, aumentando a umidade do ar, tornando o local mais bonito e atuando no reflorestamento. Bosque de Passeio que está em fase de implantação, oferecendo aos pacientes uma área arborizada e com sombra para que todos possam caminhar e realizar atividades físicas. Plantação de abobora, melão mandioca, cabaça, utilizada para artesanato, tamarindo, acerola, goiaba, manga, caju, abiu, fruta do conde e a horta, oferecendo uma alimentação rica em nutrientes e livre de agrotóxicos. E as demais áreas administrativas e de lazer que compõe o hospital.

HMG O Hospital Mahatma Gandhi está localizado em uma área de três alqueires, o que corresponde a quase 80 mil metros quadrados, e uma área construída de 10.000 m². Hoje temos cerca de 150 profissionais, entre médicos, equipe de enfermagem, limpeza, manutenção, terapia ocupacional, educador físico, fisioterapeuta, psicologia, farmácia, nutrição, lavanderia, cozinha, administrativo, assistência social, farmácia e muitos outros.

Serviços: Hospital Mahatma Gandhi, Rua Duartina 1131, Vila Soto. Telefone: 3524-9070.