UPA Catanduva homenageia médicos e dentistas valorizando os profissionais da unidade

Mantendo o trabalho de valorização dos funcionários, primando pela qualidade dos serviços prestados para à população de Catanduva, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas, realizou no início desta semana a comemoração do Dia do Médico e Dia do Dentista.

O gestor da unidade, Giovani de Carvalho Silva, revela que foi oferecido um café especial aos profissionais de vários turnos lembrando a importância dos médicos e dos dentistas para o bem estar e qualidade de vida do ser humano.

O Dia do Médico é celebrado anualmente no Dia de São Lucas, considerado o padroeiro dos médicos, cirurgiões e artistas. Já o Dia do Dentista Brasileiro, comemorado no dia 25 de outubro, teve as comemorações antecipadas na unidade. A data celebra o profissional dedicado aos cuidados e saúde da boca humana, tratando desde cáries a problemas mais graves. O dia é dedicado a conscientizar a sociedade da importância de manter uma boa higiene bucal, para isso, em 25 de outubro também é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal.

“Sempre comemoramos e enaltecemos as datas comemorativas de cada profissional. São pessoas que se dedicam diariamente para manter e preservar a saúde do próximo. Então, eu busco valorizar nossos profissionais que atuam com dedicação e carinho, cuidando das pessoas”, analisa Giovani de Carvalho.

UPA

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA, possui cinco dentistas que atuam 24 horas na unidade, além de 102 médicos do corpo clínico e 84 médicos plantonistas. Diariamente na UPA são registradas cerca de 800 pessoas, entre atendimentos e procedimentos.

PROTOCOLO Os atendimentos realizados na UPA 24 horas, obedecem ao preconizado no protocolo de Manchester, ou seja, o primeiro passo é a classificação, após uma triagem baseada nos sintomas, os doentes por cores, que representam o grau de gravidade e o tempo de espera recomendado para atendimento. Aos doentes com patologias mais graves é atribuída a cor vermelha, atendimento imediato; os casos muito urgentes recebem a cor laranja, com um tempo de espera recomendado de dez minutos; os casos urgentes, com a cor amarela, têm um tempo de espera recomendado de 60 minutos. Os doentes que recebem as cores verde ou azul são casos de menor gravidade (pouco ou não urgentes) que, como tal, devem ser atendidos no espaço de duas e quatro horas.

Fonte: http://aenfermagem.com.br/materia/protocolo-de-manchester/