UPA estabelece novo horário de atendimento de urgência e emergência na odontologia

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas de Catanduva mudou o horário de atendimento odontológico no início da semana (09/01), tendo em vista a baixa procura no sistema 24 horas. O gestor da unidade, Giovani Carvalho, revela que o maior fluxo de atendimento é até a meia-noite.

Identificando a baixa demanda nos períodos diurno e da madrugada, ele entendeu a necessidade de alterar os horários e, por isso, passa a oferecer atendimento de urgência e emergência das 17 às 23 horas, de segunda a sexta-feira, e das 8 às 20 horas aos sábados, domingos e feriados.

“O levantamento aponta que nos meses de outubro, novembro e dezembro foram realizados um total de 120 atendimentos, da meia-noite às sete horas da manhã. Nesse período, temos uma média de 1.33 atendimentos por dia, o que comprova a baixa procura no período”, analisa.

Apesar da mudança, o gestor revela que a rede de saúde pública atenderá à demanda no período da manhã. “A população não ficará sem atendimento, uma vez que poderá procurar as Unidades de Saúde da Família (USF) nos bairros e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).”

Em caso de extrema urgência, o médico da UPA poderá medicar o paciente que estiver com dor e procurar a unidade fora do período de atendimento da odontologia para que ele possa agendar sua consulta nas unidades de saúde.

Segundo Carvalho, é importante destacar que o serviço de odontologia oferecido na UPA é voltado para casos de urgência e emergência.

“Precisamos deixar claro para a população que na UPA não são realizadas consultas odontológicas de rotina. Aqui atendemos casos urgentes, sanando o problema, indicando para o paciente que procure o posto de saúde do seu bairro para agendar uma consulta, procedendo o tratamento completo”, afirma.