Hospital Mahatma Gandhi comemora o Dia das Mães com palestra da Associação Sempre Viva e Coffee espe

Respeito e promoção à vida são premissas do Hospital Mahatma Gandhi quando o assunto é o tratamento de seus pacientes.

Promovendo a humanização, o hospital realizou nesta sexta-feira (12) a comemoração do Dia das Mães, com todas as pacientes mulheres do hospital.

No período da manhã, segundo a coordenadora do setor de Terapia Ocupacional, Keler Cristiane da Silva, a equipe multidisciplinar realizou um coffee especial, com entrega de bombons e apresentação do coral formado pelas pacientes. Ao som da música ‘Como é grande o meu amor por você’, do rei Robertos Carlos, o coral cantou e encantou os profissionais, com sua delicadeza e emoção. A coordenadora do setor de psicologia, Priscila Basto, enfatiza a importância de eventos em torno de datas comemorativas, para a socialização dos pacientes e evolução do tratamento. “Eventos deste tipo, trabalham os sentimentos, fazem com que o paciente relembre e até mesmo estabeleça vínculos, criando uma situação de reflexão acerca da importância do papel da mãe, trazendo significativa contribuição para o tratamento”, analisa Priscila.

EVENTO Organizado pela equipe multidisciplinar formada pelos setores de Terapia Ocupacional, Serviço Social, Nutrição, Enfermagem e Psicologia, o evento do Dia das Mães é realizado todos os anos para as pacientes do hospital. No período da tarde promovendo a orientação e educação em saúde, as pacientes participaram de palestra sobre o Câncer de Mama, ministrado pela presidente da Associação Sempre Viva, Sônia Ceneviva e Silene Favali.

A palestra abordou a importância da prevenção e diagnóstico precoce, por meio do autoexame. “O vídeo explicativo trata o tema de forma didática e de fácil entendimento. Buscamos conscientizar a mulher sobre a importância de conhecer seu corpo e realizar o autoexame”, analisa Sônia.

O autoexame, que deve ser realizado mensalmente, foi demonstrado com o apoio da ‘Mama Amiga”, um modelo de mama utilizado para demonstrar a forma correta de realizar o autoexame.

ASSOCIAÇÃO A Associação Sempre Viva atende mulheres mastectomizadas ou não, oferecendo acompanhamento com psicólogos e fisioterapeutas.

Com a ajuda de voluntárias, a Sempre Viva produz próteses e itens de artesanato para comercializar, angariando recursos para o trabalho realizado. Hoje as próteses são vendidas para 25 hospitais em várias regiões do Brasil, além de atender outras ONGs. “Nosso trabalho vem crescendo e garantindo ajuda a muitas mulheres que passam pela doença”, analisa Sônia.

Serviços

Informações sobre a Associação Sempre Viva: 17 3523-1728 99757-0860, Rua Cambé, 45, Vila Engracia – Catanduva. Informações Hospital Mahatma Gandhi: 17 3524-9070, Rua Duartina, 1311, Vila Soto. Site: www.associacaomahatmagandhi.org.br