ASSOCIAÇÃO MAHATMA GANDHI E PREFEITURA RENOVAM CONTRATO PARA GESTÃO DA UPA

A Prefeitura Municipal de Catanduva e a Associação Mahatma Gandhi renovaram contrato para gestão da UPA, por mais um período de 12 meses. Esta Organização Social de Saúde é gestora da Unidade de Pronto Atendimento desde 7 de agosto de 2015.

Após realização de várias reuniões na Secretaria Municipal de Saúde, com as equipes técnicas da SMS, membros da comissão de fiscalização, equipe técnica e membros da diretoria do Hospital Mahatma Gandhi e também membros do Conselho Municipal de Saúde, foram discutidos e definidos vários pontos de relevância para a renovação do contrato, com uma revisão geral dos Indicadores de Avaliação e Monitoramento, apresentando novas Metas Quantitativas e Qualitativas, envolvendo os mais diversos itens, tais como o número de profissionais médicos, o número de consultas, assim como atendimentos odontológicos, inclusive a proporção de pacientes atendidos dentro do tempo de espera para atendimento médico, conforme categoria de risco. As pesquisas mensais de satisfação dos usuários também foi um dos tópicos avaliados.

Um ponto importantíssimo para a comunidade nesta negociação e renovação é o fato de que o valor fixo mensal, de R$ 1.317.881,58 foi reduzido para R$ 1.285.064,90, representando uma economia mensal de 2.49% aos cofres públicos.

Vale ressaltar que nesta revisão dos custos, foi considerado adequações na farmácia, agora com pessoal próprio da Associação Mahatma Gandhi, além das reposições salariais através dos dissídios coletivos das categorias. O valor anterior, de R$ 1.317.881,58, se consideradas as cláusulas contratuais, deveria ser reajustado pelo índice inflacionário IPCA, iria para aproximadamente R$ 1.365.193,53, o que significa uma economia mensal de R$ 80.128,63, ou seja, o novo contrato representou uma economia na ordem de R$ 961.543,58 ao longo dos 12 meses. Para isso foi preciso otimizar mão de obra, reduzir as horas de plantões e reduzir a estrutura administrativa.

“Esta redução foi fruto de uma completa reestruturação realizada de forma racional, pois nossa preocupação básica foi a de sermos sensíveis a difícil situação econômica da administração municipal, porém de forma a não comprometer a qualidade do atendimento”, afirma a Diretoria da Associação Mahatma Gandhi.

Esta renovação de contrato confirma o excelente funcionamento da Unidade, o que pode ser comprovado com o aval que Catanduva obteve junto ao Ministério da Saúde, que depois de criterioso e rigoroso levantamento, requalificou a UPA Catanduva por um período de mais três anos, o que comprova que a unidade local atende aos critérios estabelecido pela pasta, conforme nota divulgada pela própria Secretaria Municipal de Saúde.