Queda Zero: HTO Baixada alcança êxito com lançamento do Protocolo de Prevenção de Quedas

No último dia 15 de dezembro a Gerente de Qualidade do HTO Baixada (Nilopolis-RJ) Luciana Costa coordenou o evento de implantação do Protocolo de Prevenção de Quedas, voltado para os colaboradores da instituição, apresentando também a avaliação para cada setor.

O programa coloca a segurança do paciente definida como redução ao mínimo aceitável de risco de dano desnecessário, associado a atenção à saúde. Na busca por diagnosticar os parâmetros clínicos preditores do risco de quedas em idosos, foram desenvolvidos diversos instrumentos para avaliação do controle postural e avaliação de marcha do paciente. Entre eles está o Timed Up and Go test, o qual tem apresentado bons resultados como teste de equilíbrio envolvendo manobras funcionais como: levantar-se, caminhar, dar uma volta e sentar-se.

O TUG é uma ferramenta de triagem comumente utilizada para riscos de queda em pacientes internados ou em ambiente comunitário. Seu objetivo principal é avaliar a mobilidade e equilíbrio. Foi desenvolvido como uma versão modificada do Get Up and Go test.

Também foi abordado o jh-Frat, escala de avaliação do risco de queda, além de toda parte de infraestrutura, envolvendo pulseiras, camisas, crachás e cartilhas para orientações aos acompanhantes.