Balanço de 2017 aponta que 96% dos pacientes consideram o atendimento do HTO Dona Lindu como "E

Com foco no atendimento humanizado e total atenção a segurança do paciente, o Hospital Estadual de Trauma-Ortopedia Dona Lindu (Paraíba do Sul-RJ) comemora mais uma importante marca em sua história. De acordo com balanço divulgado nesta semana pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), entre os meses de janeiro e dezembro de 2017, primeiro ano sob a gestão da Associação Mahatma Gandhi, a unidade atingiu a marca de 96% de satisfação de pacientes. No total, foram entrevistados 2507 pacientes no período e 2410 disseram ser "excelente" o atendimento recebido durante a estadia na unidade.

A pesquisa de satisfação avalia desde o primeiro momento da internação, passando pelo serviço de hotelaria e nutrição, até o atendimento assistencial. É feita através do “formulário de pesquisa de satisfação do usuário na internação” e aplicada enquanto o paciente está no leito, em seu segundo dia de hospitalização, avaliando itens como: informações prestadas, acomodações, assistência em saúde, entre outros, seguindo os moldes da Ouvidoria do Estado. Além disso, os pacientes atendidos também se posicionam espontaneamente através de cartas, e-mails, telefonemas e formulários encontrados no próprio hospital e depositados em urnas, destacando pontos de observância do período em que estiveram no HTODL.

De acordo com informações do Serviço de Atendimento ao Usuário, setor responsável pelas pesquisas, os pacientes elogiam muito o atendimento desde a entrada no HTODL até a alta, além de falarem sobre a eficiência da administração e de setores que dão suporte diretamente no leito, como psicologia e serviço social, por exemplo.

PACIENTES E ACOMPANHANTES ELOGIAM TRATAMENTO

Quem passa pelo HTO Dona Lindu, seja para exames, consultas ou cirurgias, é praticamente unânime ao comentar sobre uma característica específica: o carinho que recebe das equipes de atendimento e enfermagem. É o caso de Laércio Novaes, morador de Itatiaia, que fez questão de enfatizar a alegria que sentiu com o acolhimento e tratamento:

"Agradeço e elogio o empenho, carinho e profissionalismo das equipes que me atenderam nesta unidade. Passei por hospitais em outros estados e jamais observei tamanha excelência com os pacientes. Aqui se presta atendimento verdadeiro e com respeito ao ser humano", disse.

Para Maicon Medeiros Botelho de Souza, de Petrópolis, que acompanhou o pai durante uma cirurgia, receber carinho e atenção em momentos de apreensão faz a diferença para quem precisa de atendimento:

"Gostaria de registrar minha satisfação com a situação do meu pai, por passar dez agradáveis dias neste hospital que tanto me surpreendeu não só por sua estrutura, mas principalmente pelos profissionais que trabalham realmente em equipe. Quero parabenizar toda equipe médica, de enfermagem, limpeza, alimentação e todos os outros funcionários pela dedicação, organização, educação e preocupação, honrando suas carreiras e zelando pelos pacientes e acompanhantes que aqui se tornam muito bem acolhidos", finalizou.