Sob a gestão da Associação Mahatma Gandhi, HTO Dona Lindu fechou 2017 com mais de 70 mil atendimento

No primeiro ano em que o Hospital Estadual de Trauma-Ortopedia Dona Lindu (Paraíba do Sul-RJ) passou a ser gerido pela Associação Mahatma Gandhi, a unidade encerrou 2017 com números extremamente positivos. Um balanço divulgado na primeira semana de janeiro apontou que o hospital realizou mais de 70 mil atendimentos entre consultas, exames e cirurgias. Vale ressaltar que, no mesmo ano, o HTO Dona Lindu superou sua média anual de procedimentos cirúrgicos.

Entre janeiro e dezembro, o ambulatório registrou 17.944 consultas, sendo 15.431, ou seja, 86% do total, relacionadas a ortopedia e traumatologia nas especialidades de pé, mão, ombro, coluna, trauma, micro, joelho e quadril. Os outros 14% (2513) correspondem a consultas de cardiologia, infectologia e clínica geral. Ao longo do ano também foram realizados 48.135 exames de imagem, sendo a grande maioria radiografias (24.399), ultrassonografias (7.741) e tomografias computadorizadas (6.339).

Em relação a cirurgias, o HTO Dona Lindu superou sua média anual em 2017. Historicamente, entre 2010 e 2016, a unidade realizou cerca de 3600 cirurgias por ano. Em 2017, foram 3.933 procedimentos cirúrgicos no total, com as especialidades de mão (984 cirurgias), trauma (646) e quadril (592) liderando as estatísticas. É importante ressaltar que, desde sua inauguração, o HTODL já realizou 27.418 cirurgias, beneficiando milhares de pacientes de todas as cidades do Rio de Janeiro.

REFERÊNCIA EM ORTOPEDIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Inaugurado em junho de 2010 e localizado em Paraíba do Sul, no interior do Rio de Janeiro, o HTO Dona Lindu se posiciona como o segundo maior do país em número de cirurgias ortopédicas de alta e média complexidades, totalizando cerca de 27 mil procedimentos cirúrgicos. Atende pacientes de todo o Estado através de um contrato de gestão compartilhada estabelecido entre a Associação Mahatma Gandhi e o governo do Estado do Rio de Janeiro, com a supervisão técnica e o fornecimento de órteses e próteses do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO).

Voltado exclusivamente para pacientes do SUS que necessitam de cirurgias eletivas (marcadas com antecedência), o Dona Lindu é referenciado através do Sistema Estadual de Regulação (SER). Por mês são realizadas, em média, 300 cirurgias nas especialidades de ombro, mão, pé, trauma, quadril, joelho, microcirurgia e coluna; 1.500 atendimentos ambulatoriais e 11.000 exames por uma equipe especializada e composta por 180 colaboradores e 80 médicos, sendo clínicos, ortopedistas, radiologistas, anestesistas, intensivistas e cardiologistas. Conta com aparelhos de alta tecnologia, como um tomógrafo de 16 canais, e uma estrutura composta por 68 leitos, sendo sete de UTI e 61 de Unidades de Internação, quatro salas cirúrgicas, consultórios ambulatoriais, centro de imagens, ambientes climatizados e televisores em todos os quartos.