Associação Mahatma Gandhi promove captação de doadores de sangue para o Hemorio, através do HTO-Dona

No fim do mês de agosto, a Associação Mahatma Gandhi, co-gestora do HTO Dona Lindu, promoveu uma grande campanha solidária. Com objetivo de ajudar o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), que abastece com sangue e derivados diversas unidades de saúde no estado do Rio de Janeiro, a empresa realizou uma seletiva para captar doadores no Hospital Estadual de Trauma-Ortopedia Dona Lindu. O grupo compareceu ao Hemorio no último sábado (25). De acordo com a Direção, há previsão que a iniciativa se repita em outras ocasiões.

Atualmente, o Hemorio recebe, em média, 200 candidatos à doação, e coleta 150 bolsas de sangue diariamente. O número ideal para manter os estoques em bom nível é de 300 bolsas de sangue, de acordo com a Direção. A unidade pode receber até 400 doadores por dia. A importância da campanha desenvolvida pela Associação Mahatma Gandhi pode ser explicada através de alguns dados do Ministério da Saúde, que indicam que apenas 1,8% dos brasileiros são doadores regulares de sangue - em países desenvolvidos esse índice chega a 5%. As razões para a baixa adesão são diversas, variando da falta de informação acerca da importância das bolsas de sangue no dia a dia de um hospital à falta de tempo para se deslocar até um ponto de coleta.

Vale ressaltar que para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. No dia da doação é preciso levar um documento de identidade oficial com foto. Não é necessário estar em jejum, mas é recomendado evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores ao procedimento.

(Alexandre Ramirez-R.J.)

Supervisão de Atendimento e Comunicação Hospital de Trauma-Ortopedia Dona Lindu - Associação Mahatma Gandhi Tel: (24) 2263-7600 / Ramal 242