Serra-ES: Profissionais da Associação Mahatma Gandhi na Upa de Carapina, realizam primeira transferê

Com total cuidado e respeitando as normas do Ministério da Saúde, os profissionais que atuam na Upa de Carapina (Serra-ES), administrada pela Associação Mahatma Gandhi, realizaram a primeira transferência de um paciente com confirmação do Covid-19 para o Hospital Jayme Santos Neves, referência para a doença no Espírito Santo.

Os profissionais utilizaram os equipamentos necessários, como macacão de proteção 360º com capuz, avental impermeável sobreposto, óculos de proteção, máscara e duas luvas de látex. Todos os procedimentos de locomoção do paciente são padrão e acompanham o que determina o fluxo de transporte externo para o coronavírus estabelecido pela gestão da Upa.

Entre as diretrizes do fluxo está definido que durante o transporte deve-se manter as janelas da ambulância abertas para melhorar a ventilação, se a oxigenoterapia for indicada o profissional deve utilizar cateter tipo óculos e colocar máscara cirúrgica no paciente. Além disso, está especificado que a equipe de transporte não deve ficar circulando pelas unidades.

O fluxo é de conhecimento de todos os profissionais da Upa e trata ainda sobre a forma de se fazer a paramentação, desparamentação e limpeza da viatura com detalhes sobre o trabalho a ser desenvolvido.

Todos esses cuidados são extremamente necessários para manter a segurança tanto dos profissionais quanto do paciente e faz parte da filosofia de atuação da Associação Mahatma Gandhi em todas as 21 cidades dos 5 Estados onde atua como gestora de saúde.