Capacitação: tratamento de pacientes com covid-19 em Maricá-RJ

A Associação Mahatma Gandhi em parceria com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Maricá-RJ, promoveram, durante a última semana do mês de maio, uma capacitação para os profissionais envolvidos no enfrentamento da covid-19. O curso "Manuseio Emergencial de Vias Aéreas – covid-19", teórico e prático, por simulação realística, foi ministrado e desenvolvido por equipes do Centro de Treinamento Berkeley – um dos mais reconhecidos do Brasil. Participaram cerca de 130 profissionais das unidades administradas pela Associação Mahatma Gandhi em Maricá: 100 do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, 20 da UPA de Inoã e 10 do Posto de Saúde Santa Rita. A primeira etapa do treinamento foi destinada para profissionais de nível superior: enfermeiros, fisioterapeutas e médicos. A capacitação aconteceu do dia 25 a 31 de maio, nas instalações do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, com 12 horas/aula para cada turma. "Selecionamos os profissionais para essa capacitação para buscar mais técnicas e oferecer à população um atendimento cada vez mais diferenciado e de qualidade. Estes profissionais que foram capacitados pelo curso da Berkeley serão multiplicadores do aprendizado para as demais equipes de suas unidades de atuação", destacou a diretora da Associação Mahatma Gandhi em Maricá, Larissa Cordeiro. A diretora ainda anunciou que mais capacitações para enfrentamento da covid-19 estão sendo realizadas através de videoconferência e pequenas turmas no Conde Modesto Leal, por conta da Organização Social. Novas turmas terão início nas próximas semanas nas demais unidades administradas pela Associação Mahatma Gandhi no município. Segundo o diretor técnico do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, Dr. Glauco Pontes, com conhecimentos atualizados, práticas com manequins realistas e simulações de casos diversos, dos mais básicos aos mais extremos, a população da cidade pode ter certeza que em todas as unidades do município e em qualquer dia e horário encontrará profissionais capacitados para oferecer o melhor atendimento possível. "Em oito dias de curso, foram capacitados muitos profissionais de diversas áreas e especialidades, fazendo com que nosso município possua uma equipe multiprofissional otimizada com o que tem se debatido nos principais centros de saúde do mundo, provando mais uma vez que o trabalho sério entre Prefeitura, Secretaria de Saúde e a gestão da urgência e emergência de Maricá nos coloca como um exemplo a ser seguido", ressaltou Dr. Pontes. Enfermagem e técnico -

Na primeira semana de junho foram capacitados 91 profissionais de enfermagem (enfermeiros e técnicos de enfermagem), com foco no gerenciamento e na classificação de risco, e prestação de assistência direta aos pacientes internados com a covid-19. "Eles trazem a teoria com um enfoque completamente prático e é exatamente isso que a gente enfrenta na ponta do combate. Necessitamos dessa habilidade prática para lidar com essa nova doença", comenta Juliana Nogueira, diretora médica da UPA de Inoã e do PS Santa Rita.

* Texto com informações da Secretaria de Saúde de Maricá