Associação Mahatma Gandhi comemora três anos da UPA de Mafra-SC

No dia 1 de julho de 2017 era inaugurada a UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Mafra-SC. Esses três anos de pleno funcionamento tem motivos de sobra para comemorar: conforme a política de saúde da rede de atenção as urgências e emergências, a unidade é um diferencial na saúde pública do município, comprovada pelo elevado número de atendimentos realizados, os quais ocorrem no período de 24 horas, promovendo a atenção integral aos usuários. Desde a sua inauguração a UPA Padre Aldo Seidel realizou 130.680 atendimentos.

A UPA24h de Mafra é gerida pela Associação Mahatma Gandhi, referência na administração de serviços de saúde pública em âmbito nacional. O processo de trabalho é desenvolvido através de equipe multiprofissional, composta por 69 colaboradores, que atuam nos seguintes setores: Administração, Equipe médica, Enfermagem, Laboratório, Farmácia, Radiologia, Fisioterapia, Higienização, Manutenção e Recepção. A gestão da unidade é realizada pela Gerente Administrativa Jaqueline Karen Mazoni, Coordenação de Enfermagem pela Enfermeira Roberta Liebel Goffi e Coordenação Médica pelo Dr. Wilson Malaquias Ramos.

Dentre os aspectos da estrutura física, destaca-se o acolhimento, consultórios médicos, consultório de fisioterapia, sala de eletrocardiograma, sala de Inalação, sala de procedimentos, sala de medicação, observações adultas, observação pediátrica, laboratório, farmácia, radiologia e salas de emergência. Estrutura estrategicamente desenvolvida para atender as necessidades dos usuários.

A unidade realiza a regulação e articulação de leitos para encaminhamento aos serviços especializados, com alta complexidade, as quais são referências no estado de Santa Catarina, proporcionando um atendimento completo ao usuário, visando a integralidade e continuidade do cuidado em saúde.

Nesse contexto, o trabalho realizado nesses 3 anos de dedicação e aprimoramento pela Associação Mahatma Gandhi e Prefeitura Municipal de Mafra-SC, reflete-se na melhoria de atendimento de saúde à população.

Agradecemos o reconhecimento pelo trabalho realizado, enfatizando a constante busca do aprimoramento do trabalho que realizamos, visando sempre a excelência no atendimento público, com a finalidade de garantir a efetividade e a qualidade do serviço de urgência e emergência do município”, afirma a Gerente Administrativa Jaqueline Karen Mazoni.

Para comemorar a data foi oferecido um café da manhã, tomando todas as precauções em função do Covid-19, a começar pelo horário do evento, das 08h30 às 12h00, evitando assim a aglomeração, além de espaço amplo, distanciamento, uso de álcool gel e máscara.

A Secretária Municipal de Saúde, Jaqueline Fátima Previatti Veiga, esteve presente cumprimentando toda a equipe e sendo também parabenizada pelo desempenho à frente da Secretaria Municipal de Saúde, oferecendo toda a retaguarda para o pleno desenvolvimento dos trabalhos ligados à saúde pública de Mafra.

Com compromissos agendados anteriormente em Florianópolis, o prefeito de Mafra, Wellington Roberto Bielecki não pode comparecer mas fez questão de enviar os votos de parabéns à toda equipe pelos três anos de excelência em saúde.

NÚMEROS

Média de exames de Raios-X: 1.300, sendo 600 eletivos para a Secretaria Municipal de Saúde, e 700 em caráter de urgência dos atendimentos realizados na UPA

Quantos exames laboratoriais: 2.200 exames

Quantos atendimentos mensais: 4.500