ASSOCIAÇÃO MAHATMA GANDHI TRANSFORMANDO VIDAS COM O ATENDIMENTO DOMICILIAR ODONTOLÓGICO

A Associação Mahatma Gandhi é uma instituição que se dedica a prestar serviços de saúde à população em mais de 20 cidades dos 5 estados onde atua. Dentre os serviços oferecidos na cidade de Catanduva-SP, destaca-se o atendimento domiciliar odontológico, que tem feito a diferença na vida de muitos pacientes que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Um exemplo de como o atendimento domiciliar pode ser importante é a história clínica do paciente N-A-M (acamado e portador de doença crônico degenerativa) relatada pelo Dr. Murillo Henrique Devietro, cirurgião dentista da unidade USF Dr. Sergio Da Costa Peres. O paciente, que apresenta uma série de comorbidades, tinha raízes residuais em sua boca que estavam gerando focos de infecção e inflamação. Foi então que a equipe de profissionais da Associação Mahatma Gandhi entrou em ação. O dentista Dr. Murillo Henrique Devietro e a ASB Rosimeire dos Santos Pereira realizaram a primeira visita domiciliar para orientar o paciente sobre a importância da higiene bucal e realizar um exame dentário. A partir desse exame, foi identificada a necessidade de realizar uma exodontia das raízes residuais.

A equipe se organizou para realizar o procedimento cirúrgico na residência do paciente, contando com o apoio de profissionais como a auxiliar de enfermagem Sabrina Nance Alves, responsável pela aferição de pressão arterial e glicemia do paciente, e o Dr. Paulo Roberto Carvalho, diretor odontológico da Secretaria de Saúde do município de Catanduva, e o coordenador odontológico da Associação Mahatma Gandhi, Dr. Victor Zakia. Graças ao atendimento domiciliar prestado pelos profissionais da Associação Mahatma Gandhi, o paciente pôde receber os cuidados odontológicos necessários sem precisar se deslocar para uma unidade de saúde, o que seria muito difícil dadas suas condições de saúde.

Além desse caso específico, é importante destacar que o atendimento domiciliar odontológico realizado pela Associação Mahatma Gandhi tem sido fundamental para levar saúde bucal às pessoas que, muitas vezes, têm dificuldade de acesso aos serviços de saúde. Em 2022, foram realizadas 940 visitas domiciliares e, em 2023, nos meses de janeiro e fevereiro, já foram efetuados 192 atendimentos domiciliares pela equipe odontológica da Atenção Básica e Saúde.

Esses números demonstram o compromisso da Associação Mahatma Gandhi em levar atendimento de qualidade às pessoas que mais precisam, contribuindo para melhorar a qualidade de vida desses pacientes e promovendo a saúde bucal em toda a comunidade. Parabéns aos colaboradores odontológicos da Associação Mahatma Gandhi pelo excelente trabalho que têm realizado!