CIPA realiza 2ª SIPAT da Associação Mahatma Gandhi em Catanduva

Nos dias 23 e 24 de setembro último aconteceu a 2ª SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho da Associação Mahatma Gandhi em Catanduva. Trata-se de um evento que contribui ativamente para a redução de acidentes de trabalho nas empresas. A SIPAT é uma das atribuições obrigatórias da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), prevista em lei, de acordo com a NR-5 e a Portaria nº 3.214.

Quem trabalha em uma empresa cuidando da saúde dos trabalhadores ou com a gestão de pessoas sabe bem como são grandes as chances de desenvolvimento de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Afinal, os colaboradores estão sujeitos a estresse, a cansaço e a insatisfações pessoais e profissionais. É aí que entra a importância da SIPAT, uma das atribuições obrigatórias da CIPA, também exigida pela NR-5. Segundo a norma “devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados”.

Como uma exigência legal do que se trata, afinal, a SIPAT? Como o próprio nome remete, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho busca justamente a prevenção. Isso é feito nas empresas por meio de atividades e palestras para conscientizar e educar os trabalhadores, contribuindo ativamente para a redução de acidentes de trabalho. O evento contou também com a participação do SESMT - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, da Associação Mahatma Gandhi.

Depois de um ano sem a realização do evento, motivado pela pandemia, neste setembro de 2021 foi possível sua realização, seguindo todas as normas de proteção e distanciamento necessários à prevenção ao Covid-19.

Foram dois dias de uma intensa programação que incluiu no dia 23 abertura com o Presidente da CIPA Emerson Gonçalves, palestras com o Auxiliar de Enfermagem Heber de Souza, com a Médica Psiquiátrica Dra. Débora A.M. Ramos e com a Cirurgiã Dentista Dra. Beatriz Jacomo.

No dia 24 palestraram, do de Heber de Souza, a Psicóloga Juliana do Carmo Ayusso e a Assistente Social Fabiana Waldomiro Herédia. Atividades laborais, sorteios de brindes e coffee break também foram oferecidos nos dois dias.

“Chegamos a nossa 2ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho! Um evento de extrema importância para nossa conscientização e que visa, principalmente, resguardar o bem-estar de todos, a fim de tornar nosso trabalho um ambiente mais seguro e em constante melhoria”, afirmou o Presidente da CIPA, Emerson Gonçalves, ressaltando que “a nossa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes aceitou o desafio de realizar uma SIPAT e em razão do coronavírus planejou todas as atividades com muita responsabilidade, dedicação, esmero e esforço. Aproveito para parabenizar e agradecer a todos os membros da comissão interna de acidentes, Sesmt, equipe de nutrição, assessoria de imprensa, palestrantes, a Aparecida Lucia Pereira (CIDINHA) RT do Caps AD, caps, Rosimeire colaboradora do CAPS, Departamento de Recursos Humanos, a nossa diretoria executiva e em especial a cada um que esteve presente nesses dois dias tão especiais”.

Finalizando, Emerson Gonçalves frisa que “Vamos sempre lembrar que o colaborador é o maior patrimônio da empresa e que a ASSOCIAÇÃO MAHATMA GANDHI se preocupa efetivamente com a saúde e bem-estar dos colaboradores, sempre buscando recursos e inovações para motivar e orientar quanto a importância da prevenção. Mas a prevenção depende muito de nós! Devemos sempre nos cuidar, cuidar dos colegas para voltar para casa em segurança. E que esse aprendizado seja levado adiante, não só dentro DE CADA UNIDADE QUE CADA UM ATUA, mas também com nossa família, amigos e conhecidos. Não podemos esquecer que ainda estamos vivendo uma pandemia, que devemos usar sempre a máscara, lavar as mãos com água e sabão ou utilizar o álcool gel, além de manter o distanciamento social. Afinal, EU CUIDO DE VOCÊ E VOCÊ CUIDA DE MIM! E que no próximo ano possamos estar juntos e cada vez mais unidos!”.

FICA AQUI UM AGRADECIMENTO DA CIPA DA ASSOCIAÇÃO MAHATMA GANDHI AOS PARCEIROS QUE DE UMA FORMA OU DE OUTRA APOIARAM O EVENTO:

. AD – ANDRÉA GERMANO E DJANIRA AGUIAR

. SUN SHINE

. TAS JET INFORMÁTICA E LOCOCAÇÃO DE IMPRESSORAS

. VAGNER CALÇADOS

Veja as fotos do evento, registradas pelas lentes de Rodrigo Alcassa.