COLABORADOR DA ASSOCIAÇÃO MAHATMA GANDHI PARTICIPA DE CURSO DE NOÇÕES BÁSICAS DE HANSENOLOGIA

Na última semana, de 27 a 31 de março, o profissional de enfermagem Diego Siviero, através da Associação Mahatma Gandhi, participou do “Curso de Noções Básicas de Hansenologia” no Instituto Lauro de Souza Lima, em Bauru – SP. O curso que tem como objetivo motivar e instrumentalizar o profissional para fazer diagnóstico, tratar a doença e suas complicações.

História

O atual Instituto Lauro de Souza Lima, antes Asilo-Colônia Aimorés, localizado na zona rural de Bauru - SP, é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do estado de São Paulo. O local foi um dos centros de isolamento de portadores da hanseníase a partir de 1924, quando o Departamento Nacional de Saúde entendeu que esses doentes deveriam ser isolados em favor do "saneamento" do país. Na década de 1930, uma lei determinava a internação obrigatória de pessoas diagnosticadas com hanseníase nos chamados leprosários.

O então asilo-colônia, serviu como centro de isolamento de pessoas portadoras de hanseníase por mais de 50 anos e chegou a abrigar cerca de 2,6 mil pacientes. A colônia era autossuficiente. Os pacientes residentes eram responsáveis por produzir os alimentos, roupas e trabalhavam em diversas atividades internamente. O local possuía a própria rádio e até mesmo a própria farmácia. Também abrigava o cineteatro, construído nos anos de 1933, para realização de eventos culturais, sociais e de lazer. Hoje, denominado "Museu da hanseníase”.

Em 1949, o Asilo-Colônia foi transformado em sanatório Aimorés. Com a reorganização da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, em 1969, passou a se chamar Hospital Aimorés de Bauru - HD1. Somente em 1974, em homenagem à um dos grandes hansenologistas do Brasil o hospital passa a se chamar Hospital "Lauro de Souza Lima". A partir de 1989, o hospital transforma-se num Instituto de Pesquisa, subordinado à Coordenadoria dos Institutos de Pesquisa da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo passando a ser denominado Instituto "Lauro de Souza Lima".

Atualmente, o Instituto é centro de referência na área de Dermatologia Geral e, em particular, da Hanseníase para a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde - OMS. Além dos serviços na área de dermatologia, o Instituto Lauro de Souza Lima também realiza atividades voltadas à pesquisa, ensino, reabilitação física, terapia ocupacional, fisioterapia e cirurgias plásticas corretivas.

Mediadores:

PqC. Ana Carla Pereira Latini

PqC. Andréa Faria Fernandes Belone

Dr. Claudio Sampieri Tonello

Dr. Cleverson Teixeira Soares

PqC. Dejair Caitano do Nascimento

Pqc. Fabiana Covolo de Souza

PqC. Patrícia Sammarco Rosa

PqC. Suzana Madeira Diorio

Dr. Jaison anotnio Barreto

PqC. Vânia Nieto Brito de Souza

Assistente Social: Sandra Ap. da Costa Claro