CONHEÇA O PROJETO SALTO: UM FORTE ALIADO PARA A REINSERÇÃO SOCIAL!

Amanhã é um dia especial, pois o Projeto Salto, no Hospital Mahatma Gandhi, inicia novamente sua jornada, desta vez para o mês de Julho. Toda a equipe do projeto está ansiosa para receber os novos participantes para estes quatro dias intensos de atividades transformadoras e aprendizado.

O coração do Projeto Salto é seu objetivo central: a reintegração social e profissional de pacientes em processo de recuperação de dependência de álcool e drogas. Com paixão e dedicação, o projeto oferece palestras motivacionais e informativas, além de diversas oficinas profissionalizantes de baixa complexidade e acesso a avaliação e tratamento odontológico para todos os participantes. É uma abordagem abrangente que visa fornecer informações valiosas, capacitação e, acima de tudo, restaurar a autonomia e autoestima dos participantes, preparando-os para a reinserção na sociedade e no mercado de trabalho.

Durante esses quatro dias de imersão, os participantes têm a oportunidade de contar com o apoio de seus familiares e dos agentes de saúde da rede de atenção psicossocial na qual estão inseridos. Essa rede de apoio desempenha um papel fundamental, pois incentiva e fortalece os laços afetivos, que são de extrema importância nessa fase de recuperação.

Mas o impacto positivo do Projeto Salto vai além das fronteiras do hospital. Além de criar oportunidades reais para a recuperação dos pacientes, o projeto almeja inspirar os municípios a fortalecerem suas próprias redes de atenção psicossocial e a desenvolverem projetos locais de prevenção ao uso de drogas. É uma mensagem poderosa e transformadora, que ressalta que a dependência de substâncias psicoativas não é uma sentença de incapacidade. Pelo contrário, o projeto mostra de forma inequívoca que é totalmente possível recuperar a autonomia e encontrar um ofício, permitindo que essas pessoas voltem a ser parte integrante e indispensável da sociedade.

Se você deseja conhecer mais sobre o Projeto Salto e fazer parte dessa jornada de superação e esperança, acompanhe as postagens do nosso site e descubra como ele tem mudado vidas e construído um futuro promissor para muitos. Unidos, podemos ser agentes de transformação e apoio para aqueles que enfrentam esse desafio.

Vale ainda destacar que o Projeto Salto foi desenvolvido por meio de uma parceria público-privada entre o Hospital Mahatma Gandhi e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e Combate à Fome do Governo Federal.