HÁ 5 ANOS ASSOCIAÇÃO MAHATMA GANDHI APOSTA EM REVITALIZAÇÕES NA UPA DE BEBEDOURO-SP

Modificações de espaços, troca de mobilias, aposta em pinturas e organização aconteceram para melhorar o atendimento dos usuários.

Desde 21 de dezembro de 2017, a UPA de Bebedouro-SP está sendo gerida pela Associação Mahatma Gandhi. Prestes a completar cinco anos de gestão, a Organização Social utilizou verbas de manutenção para promover melhorias e revitalizações de acordo com as necessidades diagnosticadas no início e ao longo do contrato, apostando na reestruturação da Unidade, visando o bem estar dos usuários e também dos profissionais de saúde que ali trabalham.

Com tantos feitos que aperfeiçoaram o atendimento dos pacientes de Bebedouro e de outras cidades da região, além da qualidade de trabalhos dos funcionários, a OS preparou série de textos mostrando tudo o que foi feito na Unidade, durante os cinco anos de gestão.

Foram aplicados recursos em manutenções na sala de urgência, sala de hidratação e intramuscular, sala de ECG e curativo, recepção da UPA, sala vermelha e amarela, posto de enfermagem, setor infantil, consultório de pediatria, consultório médico adulto e sala de classificação de risco. Todos estes espaços ganharam pinturas e mobiliario novo. A farmácia, por exemplo, foi inteiramente revitalizada, ganhando faixada nova e tendo seus armários substituídos por novas repartições, proporcionando mais espaço para armazenar os medicamentos e materiais que os pacientes possam precisar.

Além destes aprimoramentos, a OS apostou na adequação de novos espaços para melhorar o funcionamento da UPA, como a casa do lixo comum e infectante e da rede de oxigênio, além de aperfeiçoarem os espaços para descanso dos médicos e dos funcionários, como a copa que foi totalmente revitalizada, ganhando nova pia com armários, bebedouro de água e mesa. Os corredores da Unidade também passaram por manutenções, como pinturas e placas de sinalização.

O enfermeiro Vinicius vivenciou as mudanças realizadas pela OS: “Tudo isto possibilitou grande avanço para o atendimento ao usuário, justamente por adequar o espaço para que ele recebesse bons cuidados. Antigamente, a estrutura era precária e tudo foi basicamente mudado. Hoje, quando o paciente chega à unidade, ele sente a diferença gigantesca”.

Funcionária da equipe de limpeza há mais de 14 anos, Tereza diz que sente-se feliz por trabalhar em um local harmonizado: “Só temos que agradecer a Deus por todas estas melhorias feitas. Ficou a coisa mais linda e a população merece as benfeitorias que vem sendo feitas”.

Para o gestor técnico da unidade, Giovani de Carvalho Silva, a primeira medida quando a OS assumiu foi organizar a sala amarela e sala vermelha, além de apostar na contratação de funcionários, outro fator contribuinte para a excelente experiência do usuário dentro da Unidade de Saúde que funciona 24 horas por dia. Os funcionários e as apostas nesta questão será o tema do próximo texto.