IMPLANTADO NA UPA CATANDUVA O PROJETO HUDDLE: Reuniões Diárias para Melhorar a Eficiência na Unidade

A UPA Catanduva implementou o projeto Safety Huddle, desenvolvido pelo coordenador Técnico de Enfermagem Nelson Neto e a Coordenadora Médica Dra. Beatriz dos Santos Thimóteo, que já é realizado com sucesso em outras instituições de saúde, e agora adaptado para a realidade da Unidade de Pronto Atendimento de Catanduva tem obtido um retorno excelente.

O serviço de pronto atendimento conta com uma equipe multidisciplinar e a comunicação é vital para a integração e articulação da equipe. No entanto, a comunicação falha é apontada como uma das principais causas de eventos adversos. Para aumentar a conscientização sobre segurança, foi instituído o Safety Huddle, uma metodologia proposta pelo IHI “Institute for Healthcare Improvement”, que enfatiza a importância da discussão entre as equipes de trabalho para coletar dados e monitorar problemas na unidade.

O projeto consiste em pequenas reuniões diárias de 10 a 15 minutos, nas quais membros de diferentes equipes se reúnem para discutir questões relacionadas ao trabalho na unidade. Essas reuniões acontecem duas vezes ao dia, e participam representantes de equipes como médicos, enfermeiros, radiologistas, limpeza, laboratórios, entre outros.

Nessas reuniões, são discutidos temas relacionados às últimas 12 horas de trabalho, como problemas crônicos, eventos adversos, pacientes aguardando vaga, etc. Depois, as prioridades são estabelecidas e as responsabilidades são distribuídas entre as equipes. Assim que os possíveis problemas são resolvidos, o enfermeiro responsável pela reunião é informado e o registro é mantido. A ideia é que a maioria dos problemas sejam resolvidos em um período de 12 horas ou menos.