LABORATÓRIO MAHATMA GANDHI RECEBE CERTIFICADO DE EXCELÊNCIA

O ano de 2022 chega ao final com muitos motivos de comemoração para a Associação Mahatma Gandhi. Destacada e premiada nos mais diversos segmentos, pelo Hospital Mahatma Gandhi, assim como pelas Unidades de Pronto Atendimentos e Unidades Básicas de Saúde geridas pela instituição, agora a distinção recebida foi pelo desempenho do Laboratório de Análises Clínicas Mahatma Gandhi, que acaba de receber o Certificado de Desempenho Excelente, um selo de qualidade outorgado pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade, patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).

Segundo o Certificado entregue pelo presidente da Associação Mahatma Gandhi, Dr. Luciano Lopes Pastor para a responsável pelo laboratório, Dra. Monise Menandro Lessi, foi avaliado como Excelente o desempenho “nas determinações das amostras-controle de ensaio de proficiência nas especialidades declaradas, de acordo com a Avaliação Anual de desempenho do período de outubro de 2021 a setembro de 2022”.

O Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) é um sistema de avaliação que tem como objetivo promover a qualidade e a excelência dos resultados obtidos pelo laboratório por meio de ações de controle de qualidade, treinamento e capacitação de profissionais, padronização de procedimentos e a promoção de utilização de referências laboratoriais de alta qualidade, por isso é tão importante participar das atividades e iniciativas promovidas pelo PNCQ.

A certificação do laboratório é um selo de qualidade recebido pelos laboratórios que participam do programa e atendem aos padrões de precisão, eficiência e qualidade nos resultados obtidos.

O laboratório inscrito no PNCQ, é avaliado externamente onde o PNCQ envia avaliações mensais ao laboratório com objetivo de avaliar se estão cumprindo os padrões de qualidade além de monitorar seu desempenho analítico promover inovações e atualizações, pois o PNCQ exige que o laboratório participante esteja sempre atualizado e inovando para atender aos padrões e requisitos de qualidade do programa ajudando a promover a melhoria contínua do laboratório.

Para receber um certificado do PNCQ os profissionais e o estabelecimento precisam cumprir uma série de critérios, que incluem:

• Cumprir as normas e regulamentações pertinentes ao exercício profissional

• Possuir profissionais habilitados e qualificados

• Possuir equipamentos e instalações adequadas

• Manter um sistema de gestão de qualidade em conformidade com as normas ISO 9001 ou com o padrão NBR ISO/IEC 17025

Portanto, ter recebido a certificação de excelência que é o nível mais alto do programa do PNCQ no laboratório é muito importante e gratificante, pois assegura a precisão e confiabilidade dos resultados obtidos no laboratório dando a garantia de que o setor está seguindo padrões rigorosos de qualidade, precisão em suas análises e cumprindo regulamentações, além de estar promovendo melhoria contínua pois o processo de certificação também ajuda o laboratório a identificar áreas que precisam de melhorias e implementar mudanças para aumentar ainda mais a qualidade e eficiência de suas análises contribuindo assim para a melhoria e qualidade nos serviços de saúde que são de extrema importância para diagnósticos médicos e sistemas de saúde do país.

“Passar esse certificado para as mãos da Biomédica Responsável Técnica do Laboratório Mahatma Gandhi, Dra. Monise Menandro Lessi, é um motivo de alegria e de orgulho, pois confirma o comprometimento de cada segmento da Associação Mahatma Gandhi com a qualidade dos atendimentos e dos serviços prestados, contando para isso com colaboradores capacitados, equipamentos de última geração e uma afinada infraestrutura que pode ser comprovada pela quantidade de avaliações positivas que recebemos ao longo de 2022 nos trabalhos de gestão que desenvolvemos para UPAs, Unidades Básicas de Saúde e pelo próprio Hospital Mahatma Gandhi. Hoje nossa instituição é uma referência nacional”, afirma o presidente da instituição, Dr. Luciano Lopes Pastor.