PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM REALIZAM PALESTRAS EM ESCOLAS INFANTIS DE NOVO HORIZONTE

A Secretaria da Saúde de Novo Horizonte em parceria da Secretaria da Educação e a Associação Mahatma Gandhi, tem promovido palestras sobre a saúde para crianças e pré-adolescentes.

Nessa segunda feira (03), o tema abordado foi “O uso dos cigarros – Riscos e Consequências”, apresentado pela enfermeira Ariadne R. dos Santos e a auxiliar administrativo Ana Laura J. Matos, no Centro Comunitário Ana Fioreli.

O principal objetivo dessa palestra é conscientizar as crianças sobre os sérios riscos que o cigarro provoca e da importância de negar usar qualquer tipo de cigarro, para evitar problemas de saúde como os citados a seguir.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo uma pandemia, pois é a principal causa de morte evitável no mundo, com aproximadamente 8 milhões de óbitos por ano, no mundo todo. Estima-se que o tabagismo é a causa de mais de 50 tipos de doenças, sendo, cardiovasculares, respiratórias e câncer.

Usando algumas ilustrações e uma linguagem simples apresentaram os diversos tipos de cigarros, que não se restringe mais apenas ao cigarro de tabaco industrializado, mas também o narguilé, cigarro de palha, eletrônicos, entre outros, e como cada um age no organismo.

A Associação Mahatma Gandhi tem um forte compromisso com a promoção da saúde e da educação na comunidade. Acreditando que a educação é um poderoso instrumento de transformação social, dessa forma a Associação Mahatma Gandhi tem trabalhado para oferecer informações importantes para a comunidade e assim, promover uma vida mais saudável e feliz.

Fonte: https://www.pfizer.com.br - Acessado em 03/04/2023