PROJETO SALTO: UM VERDADEIRO SALTO PARA A REINSERÇÃO SOCIAL!

Amanhã, dia 27, o Projeto Salto iniciará novamente sua jornada, agora a do mês de Junho. O Hospital Mahatma Gandhi tem grande entusiasmo em receber todos os novos participantes do projeto para quatro dias intensos de atividades e aprendizado.

OBJETIVO DO PROJETO: O objetivo central do Projeto Salto é a reintegração social e profissional de pacientes que estão em processo de recuperação de dependência de álcool e drogas. Para alcançar essa meta, o projeto oferece palestras motivacionais e informativas, várias oficinas profissionalizantes de baixa complexidade e também tratamento odontológico aos participantes. Dessa forma, eles recebem informação, capacitação, restauram sua autonomia e autoestima e sentem-se melhor preparados para a reinserção à sociedade.

Durante os 4 dias do projeto, os participantes podem contar com a presença de seus familiares e de agentes de saúde da rede de atenção psicossocial. Essa rede de apoio é fundamental para incentivar e fortalecer os laços afetivos, tão importantes nessa fase de recuperação.

Além de proporcionar oportunidades para os pacientes em processo de recuperação, o Projeto Salto espera estimular os municípios a fortalecerem suas redes de atenção psicossocial e desenvolverem projetos locais de prevenção ao uso de drogas. Ressaltamos sempre que a dependência de substâncias psicoativas não é uma sentença de incapacidade, e é totalmente possível recuperar a autonomia e encontrar um ofício, para voltar a ser parte integrante e indispensável da sociedade.

Vale destacar que o Projeto Salto foi desenvolvido por meio de uma parceria público-privada entre o Hospital Mahatma Gandhi e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e Combate à Fome do Governo Federal.