Serra-ES: UPA de Carapina entra no clima de Natal

Gerida pela Associação Mahatma Gandhi, a Upa de Carapina, em Serra-ES, ganhou cores que se espalham pelos corredores, levando para o ambiente hospitalar a magia do Natal. Os enfeites colocados pelos próprios profissionais garantem um clima mais leve e lúdico, principalmente na ala infantil. O sentimento de amor ao próximo fica mais intenso no natal e é demonstrado pela decoração feita com muito carinho.

Os enfeites expressam sentimentos de cuidado, gentileza, preocupação e educação com o outro, porque tudo foi feito pensando no bem-estar dos pacientes e na satisfação de estarem em um local agradável nessa época do ano.

As crianças se distraem e ficam encantadas com a árvore de natal, pisca pisca e toda decoração. Para a mãe que passou pela Upa com o filho de 6 meses, Taynara Martins Castelo da Silva, o espírito natalino transfere um sentimento de positividade aos pais. “Entramos aqui achando que tudo vai dar certo. Esse gesto de enfeitar a Upa parece pequeno, mas para nós que usamos a unidade em um momento frágil é muito bom, porque nos passa uma tranquilidade maior. Faz toda diferença."

Clarisse de 2 anos ficou encantada com o papai noel na árvore e não parava de olhar. Ela estava em atendimento na Upa acompanhada pela mãe, Ana Paula Jardelino Melo, que gostou muito dos enfeites. “O ambiente fica mais familiar e encantador. Ajudou a manter minha filha distraída e nem chorou para fazer os procedimentos".

Segundo a técnica de enfermagem Maelly Rosy Oliveira do Nascimento, que atua na ala infantil, a ornamentação do natal deixa o ambiente mais leve também para quem está trabalhando. “É muito gratificante quando a mãe tira foto da criança na nossa decoração. Muitas vezes as crianças até perdem o medo de estarem aqui. E além disso, na hora de colocarmos os enfeites nós compartilhamos experiências de infância com os colegas, é um momento de interação. Tudo é positivo".

A Associação Mahatma Gandhi e a administração da Upa enaltece o envolvimento dos colaboradores nas ações realizadas na unidade, pois o interesse dos profissionais ajuda a construir um ambiente de trabalho mais humanizado.