UPA CATANDUVA É ÚNICA DO ESTADO DESTACADA EM PROJETO NACIONAL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE E SÍRIO LIBANÊS

O Ministério da Saúde e o Hospital Sírio Libanês (São Paulo-SP), realizaram a segunda edição do Projeto identificação e tratamento precoce da sepse nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) em pacientes adultos - PROADI SUS.

São 42 Unidades participantes de todo o Brasil. Na região sudeste foram selecionadas apenas 4 unidades, sendo três do Estado de Minas Gerais e apenas Catanduva no Estado de São Paulo.

O projeto vem se desenvolvendo há cerca de seis meses, e a UPA Catanduva tem participado de todas as ações. A surpresa maior é que foi realizado um evento de final de ano e apenas três unidades se destacaram e fizeram uma apresentação on line especial. Catanduva, gerida pela Associação Mahatma Gandhi, foi uma das escolhidas!

A apresentação foi feita por videoconferência e a unidade administrada pela Associação Mahatma Gandhi foi selecionada como um dos destaques no quesito de identificação e gerenciamento com indicador.

Objetivo principal do Projeto:

* Identificar e tratar precocemente os pacientes com suspeita de Sepse nas UPAs do Brasil.

* Surgimento a partir de uma experiência pessoal e situacional;

* Proposta de um projeto que vai de encontro aos interesses do Ministério da Saúde;

* Sétima meta de segurança do paciente (proposta);

* Iniciado em 2019 (Triênio 2018-2020) e renovado em triênio 2021-2023;

* Desenvolvimento do protocolo sepse levando em consideração o papel das UPAs enquanto atenção secundária, utilizando seus recursos de saúde disponíveis.

A Unidade de Pronto Atendimento Dr. Atílio Cardarelli Cypriano, UPA – CATANDUVA está inscrita no CICLO 2 junto com outras 41 UPAS.

Esse projeto se iniciou em agosto de 2022 onde será desenvolvido o protocolo de atendimento a SEPSE, passando por 4 etapas conformes as atividades desenvolvidas no Projeto.

Através da primeira etapa “Reconhecer a Suspeita de Sepse”, dentre as 42 unidades fomos selecionados como destaque para apresentarmos o processo de reconhecimento junto a outras duas unidades, em Sessão de Aprendizagem Virtual (SAV), apresentada no último dia 20 de dezembro, mediada pela equipe do hospital Sírio Libanês com representantes do Ministério da Saúde e participantes do projeto de todas as 42 unidades.

Foi apresentado pela enfermeira Educação Permanente Shirley Regina Roque e enf. João Henrique Biagi, o processo de reconhecimento implementado na unidade como referência e destaque no projeto.

É uma honra para a Associação Mahatma Gandhi e, em especial, para o sistema de Saúde de Catanduva, estarmos incluídos entre as três unidades selecionadas. Isso confirma o comprometimento e a seriedade do trabalho que realizamos junto com a Prefeitura Municipal de Catanduva, através da Secretaria Municipal de Saúde, em prol da saúde da nossa população. Aproveito para agradecer e parabenizar todos os nossos colaboradores, que colocaram a UPA Catanduva como destaque nacional”, afirma o Gerente da UPA Catanduva, Adriano César de Araújo.

J.A.Jayme - Assessoria de Imprensa